Política

CNJ barra posse de Cicco após TJRN recusar Henrique Baltazar

Imagem CNJ barra posse de Cicco após TJRN recusar Henrique Baltazar
Conselheira do CNJ aponta cerceamento de defesa de Baltazar na escolha de Alceu Cicco como desembargador do TJRN  |   BNews RN - Divulgação
BNews RN

por BNews RN

[email protected]

Publicado em 02/07/2026, às 10h34



Um dia depois do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) ter rejeitado o juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos e escolhido o magistrado Alceu José Cicco Filho para ocupar a vaga de desembargador aberta com a aposentadoria de Vivaldo Pinheiro, uma nova reviravolta: o Conselho Nacional de Justiça mandou o TJRN parar. A conselheira Jaceguara Dantas da Silva proibiu a Corte de dar posse ao escolhido.

Segundo a conselheira, Henrique foi barrado com base em “fatos novos” que apareceram nos votos dos desembargadores durante a própria sessão — acusações sobre as quais não lhe “foi permitido ter conhecimento e/ou se manifestar previamente”. Para o CNJ, isso caracteriza cerceamento de defesa.


Pela regra que o próprio Conselho fixou, depois de recusar o juiz mais antigo o tribunal precisa suspender a sessão e conceder 15 dias para que ele conteste, por escrito, os fundamentos da recusa — só então a lista pode seguir para a nomeação do substituto. O TJRN não fez isso: proclamou o resultado e entregou a vaga a Cicco na mesma sessão.

Nos autos, o TJRN alega que os procedimentos disciplinares contra Henrique nasceram do “reiterado descumprimento de decisões da Câmara Criminal” — a manutenção de restrições a presos com base em periculosidade que o colegiado já havia afastado — e a demora em pautar a promoção foi “opção prudencial”.
Já o magistrado afirma que a recusa se apoiou em fatos posteriores ao edital e em processo disciplinar já encerrado por acordo — e contesta até o quórum: diz não ter havido os dois terços que a Constituição exige.

Novela do TJ

Em 17 de junho, a primeira tentativa de julgar a promoção foi suspensa depois que o desembargador Saraiva Sobrinho juntou, na véspera, um voto com “fatos novos” posteriores ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado por Henrique. Naquele dia, o próprio tribunal reconheceu o risco de nulidade por cerceamento e adiou. Duas semanas depois, na sessão de 1º de julho — transmitida pelo YouTube da Corte —, os mesmos fatos voltaram, agora dentro dos votos, e o Pleno recusou Henrique.

Agora a nova decisão do CNJ reafirma que rcusado o mais antigo, “apenas após decorrido o prazo para apresentação de defesa perante o Tribunal” é que a lista pode ser encaminhada para a nomeação do escolhido. A conselheira registra que, na sessão, o desembargador Cláudio Santos apontou exatamente isso — a necessidade de dar prazo à defesa para conhecer e responder por escrito ao conteúdo dos votos. “Defesa pressupõe resposta a ataque que se entende inconsistente”, cita a decisão: antes da votação, não há ato de recusa do qual o juiz possa se defender; depois dela, há — e o tribunal não abriu esse prazo.

O perigo da posse do novo escolhido, para a conselheira, é concreto. Empossar Cicco significaria colocá-lo a exercer jurisdição e a praticar atos que, se Henrique vencer a disputa, gerariam “insegurança jurídica aos jurisdicionados”. Por isso a ordem: a Presidência do TJRN deve se abster de dar posse a Alceu José Cicco “até que sobrevenha decisão em contrário ou o julgamento final deste feito”.

A decisão é liminar — juízo provisório, não o mérito. Por isso, a conselheira não disse que Henrique tem direito à vaga, nem que a recusa foi errada no conteúdo. Ela mesma, em decisões anteriores, se recusou a limitar previamente os fundamentos que o TJRN poderia usar, para não invadir a autonomia do tribunal — mas ponderou agora que essa recusa “nem de longe” autorizava a Corte a atropelar a ampla defesa. E o pano de fundo disciplinar terminou em um Termo de Ajustamento de Conduta, acordo que Henrique defende não ter natureza punitiva e que o tribunal diz ter vindo “por determinação superior”.

A decisão é individual e ainda vai a referendo do plenário do CNJ. A Presidência do TJRN foi intimada a se manifestar em 10 dias. A novela segue, mas uma coisa parece estar clara: a maioria da corte potiguar não quer Henrique Baltazar no TJ. Ele foi recusado por 10 votos a 4.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating